Remote File Inclusion. O que é? Onde vivem? Do que se alimentam?

17-01-2021

Remote File Inclusion. O que é? Onde vivem? Do que se alimentam?

De forma resumida e direta, é uma vulnerabilidade que permite que o upload de um arquivo malicioso no servidor da própria aplicação, também conhecida pela abreviação RFI.

As consequências são as mais diversas possíveis. Pode ser o roubo simples de informações, até o controle total do servidor. Além de controlar o próprio sistema e suas informações, ainda é possível escalar horizontalmente na da rede interna, dependendo das permissões da infraestrutura definidas.

No primeiro momento podemos imaginar que alguém possa enviar um vírus que bloqueie, criptografe ou destrua as informações do servidor em questão, mas uma simples página maliciosa pode oferecer um controle muito mais interessante para o atacante. Estas páginas são popularmente chamadas de Web Shells.

Web Shell

Praticamente qualquer linguagem web possui recursos para executar comandos no servidor da aplicação. Normalmente estes comandos possuem natureza legítima, mas uma página que abre a possibilidade de informar qualquer comando para que seja processado no servidor, tem um potencial e risco enormes.

Páginas Web Shell primordialmente fazem isto, forçam a abertura de outra vulnerabilidade na aplicação chamada Remote Command Execution.

Uma falha do tipo RFI, que leva a uma execução de comandos remotos, também pode ser considerado um tipo de backdoor da aplicação.

POC

Para praticar, testar e demonstrar criei o meu próprio super Web Shell voltado para aplicações ASP.NET. A primeira versão desta página está publicada em meu GitHub pessoal, conforme link abaixo:

https://github.com/Gadotti/WebShells

Uma página deste tipo não precisa se restringir a executar apenas comandos remotos, então desenvolvi uma página que faz mais que isso:

  • Obtém informações importantes do servidor
    Informações do servidor

  • Lê, escreve, exclui, renomeia e faz download de arquivos do servidor
    File Browser

  • Efetua o upload de outros arquivos no servidor
    Upload de arquivos

  • Executa comandos no sistema operacional
    Execução de comandos remotos

  • Conecta em uma base MSSQL e executa comandos SQL.
    SQL Queries

Dificuldades

Nem sempre é simples validar os arquivos que os usuários efetuam upload nos sistemas. As formas de mitigação normalmente não são efetivas, pois não há o conhecimento que alguns tipos de arquivos maliciosos, podem ser inseridos no servidor. Sendo assim, alguns Do e Don’t a serem considerados:

Don’t

  • Não permita o upload de qualquer arquivo.
  • Não grave os arquivos oriundos de upload fisicamente no servidor, se possível.
  • Não restrinja um arquivo verificando apenas a sua extensão.
  • Não restrinja os arquivo através do princípio “DenyList”.

Do

  • Defina permissões mais restritas possíveis para sua aplicação interagir com o servidor.
  • Grave os arquivos oriundos de upload somente em banco de dados ou em um servidor isolado específico.
  • Não permita que sua aplicação acesse páginas que não são conhecidas por ela mesma, se possível.
  • Se for necessário salvar arquivos fisicamente, trabalhe com o princípio “AllowList”, ou seja, apenas arquivos em que os formatos dos conteúdos são conhecidos.
  • Valide a assinatura binária do arquivo para verificar se é o tipo esperado, não confie apenas na sua extensão.

Conclusão

É necessário somente um pouco de conhecimento e muita criatividade.
Cuide para que a sua aplicação não seja a porta da frente aberta do condomínio.

Aviso

Usar esta página ou scripts similares em um servidor que não lhe pertence ou não tenha permitessão é ilegal. Use apenas para fins educacionais e pesquisa.